Como economizar tempo e recursos sendo empreendedor

Como economizar tempo e recursos sendo empreendedor

Se você está aqui, lendo esse post no blog, provavelmente já empreende ou está procurando alternativas, ideias e métodos para tirar sua ideia do papel. Tempo e recursos financeiros são dois pontos importantíssimos na estratégia empreendedora: e é bem possível que você tenha apenas um dos dois para investir em seu negócio, ou até mesmo nenhum deles. Por isso, a UP Contador preparou esse conteúdo que vai ajudar a economizar tempo e recursos sendo empreendedor. Vamos lá? 

O primeiro ponto que você precisa saber para economizar tempo e recursos é investir em planejamento. Se você está começando a sua empresa ou já está atuando, mas ainda não formalizou, temos um e-book gratuito que resume em 4 passos todo o planejamento inicial que você deve fazer para tirar sua empresa do papel e torná-la lucrativa. 

Outro detalhe relevante é que, naturalmente, se você precisa economizar mais recursos, vai precisar dedicar mais tempo para executar determinadas tarefas. O mesmo vale para a gestão de tempo: se o seu tempo está curto para todas as tarefas, é possível que você precise terceirizar ou automatizar alguns processos – o que vai onerar recursos financeiros. 

Com esses parâmetros em mente, vamos às dicas:

Prioridade

Faça uma lista de projetos com tudo aquilo que você deseja alcançar em um determinado período – nessa lista vale colocar projetos pessoais e profissionais, de curto, médio e longo prazo. 

Coloque tudo que vem à sua mente, e, depois organize por prioridade: veja que só uma coisa fica no topo da lista. Essa é sua prioridade. Essa é uma palavra que não deve ter plural: não é possível ter diversas prioridades no mesmo nível de importância. É claro que o empreendedor não pode se dedicar exclusivamente à empresa, afinal, família, vida social e cuidado pessoal são extremamente importantes para o sucesso da empresa.

Nessa lista, entenda quanto tempo você precisa para concluir a tarefa e o quê exatamente será entregue ou concluído. Fazendo isso, você vai saber com mais clareza se é ou não possível reunir aquela tarefa ou projeto junto de outros.

Software e inteligência de dados

Hoje, é possível tomar decisões baseadas em dados e monitorar diversas métricas sobre o seu negócio. Para lançar um serviço novo, por exemplo, você pode procurar tendências, fazer uma pesquisa com seus clientes atuais ou perguntar para seus seguidores. Utilizar softwares para análise de dados é outro ponto extremamente relevante para economizar tempo, afinal, não é nada legal perder tempo preenchendo planilhas ou cadernos que não te ajudam a tomar decisões com mais facilidade, não é mesmo? 

A UP Contador, por exemplo, é uma contabilidade online, que disponibiliza um software que permite analisar de perto o progresso e todas as responsabilidades de um empreendedor. 

 

Equilíbrio e Descanso

Este é um dos assuntos que ninguém menciona quando o tema é produzir mais com menos tempo ou menos recurso. Equilíbrio e descanso são duas palavras que vão garantir o sucesso da sua empresa porque possibilitam que você não atinja o esgotamento físico e mental, e consiga investir no que é mais importante: consistência. Você precisa de energia para investir em seu negócio sempre. Então, é melhor não exagerar.

Leia mais sobre como equilibrar uma vida saudável com o trabalho de empreendedor clicando aqui

 

Energia nos seus pontos fortes

O último tópico, mas não menos importante é sobre dedicar a sua energia naquilo que você é realmente bom e necessário. Se há algo que você possa delegar para outra pessoa fazer, com a possibilidade de livrar o seu tempo para tarefas e decisões mais relevantes, então faça. No início, você pode precisar de uma dedicação extra para treinar uma pessoa para fazer essas tarefas, mas certamente é um investimento que vai te fazer economizar tempo e permitirá que você siga as outras dicas – como investir em descanso, em softwares e aprender a priorizar as tarefas. 

 

Muitas vezes, você não vai conseguir economizar tempo e recursos financeiros ao mesmo tempo. Mas com certeza valerá a pena investir mais recursos para economizar tempo e fazer a sua empresa faturar mais, pois você estará dedicando seus esforços para o que realmente vai trazer resultados. 

Gostou das dicas? Comente como você economiza tempo e recursos financeiros com a gente e aproveite para conhecer as soluções da UP para fazer a sua empresa crescer! 

Fechar Menu