Como equilibrar uma vida saudável e o trabalho de empreendedor?

Como equilibrar uma vida saudável e o trabalho de empreendedor?

Um dos maiores problemas enfrentados pelos empreendedores é não saber equilibrar a vida pessoal com a vida profissional e por conta disso, surgem problemas de saúde, esgotamento físico e até desmotivação. Não há empresa de sucesso com equipe sem saúde, não é mesmo?

Nos dias atuais, somos bombardeados com informações por todo lado, torna-se ainda mais complicado se organizar para ter uma vida mais saudável. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a equilibrar uma vida saudável e o trabalho de empreendedor.

 

Antes de mais nada, precisamos quebrar a crença de que “rotina” é algo ruim para uma vida saudável e o trabalho, porque ela é a nossa primeira dica:

 

Tenha uma rotina estabelecida

– Defina o seu horário de trabalho e não faça nada relacionado ao trabalho fora desse período. É natural que o empreendedor trabalhe 8h por dia, ou um pouco mais, mas defina limites e procure manter-se dentro dessa rotina.

– Reserve um tempo de qualidade para atividades que te fazem bem! Seja um hobbie, uma atividade física, um esporte, passar um tempo com os amigos e a família, ou simplesmente não fazer nada.

 

 

Organize as suas tarefas

– No início do dia, ou no final do dia anterior, pontue todas as suas tarefas prioritárias do dia, da semana e anote qual o prazo limite para entrega. 

– Entenda que você não precisa de rigidez: há coisas que não podem ser adiadas, mas outras, você pode se planejar para fazer quando seu pico de energia estiver mais alto (desde que esteja dentro do prazo).

– Organize cada tarefa de acordo com o seu prazo de entrega: elimine as prioridades primeiro e, se sobrar tempo, pode adiantar as tarefas do outro dia.

– Entenda que não é possível ter dezenas de prioridades. Aliás, prioridade é uma palavra que não pode ser usada no plural. Ou você trabalha com uma prioridade por vez, ou você perde o foco.

“prioridade é uma palavra que não pode ser usada no plural.”

 

– Use ferramentas como uma planilha, o Todoist, Notion ou quem sabe, post it na parede ou em um quadro. O importante é que você tenha em mãos uma visão geral de tudo que foi feito e tudo que ainda está pendente.

 

 

– Crie o hábito de dar um “ok” em coisas que já fez. Nosso cérebro gosta de recompensas e você vai se sentir mais motivado a focar quando visualizar tudo o que já conseguiu realizar.

 

Evite distrações enquanto estiver trabalhando

– Durante o horário em que estiver trabalhando, sem chefe, sem cobranças externas, quando é você com você mesmo, há uma dificuldade em focar. A gente entende: está um dia lindo lá fora e você queria mesmo era estar fazendo qualquer outra coisa, não é? Para evitar distrações, saia das redes sociais, tire o whatsapp web da guia aberta do seu navegador, foque na sua lista de prioridades e faça pequenas pausas depois de 50 ou 60 minutos de trabalho para pequenas recompensas. Elas podem ser:

1 ) Tomar sol na varanda por 5 minutos

2 ) Ver um vídeo no Youtube (somente 1)

3 ) Responder as notificações do Instagram

4 ) Fazer um alongamento em casa

 

Outra dica importantíssima para uma vida saudável e o trabalho produtivo é ter um cantinho para trabalhar, onde não tenha circulação de pessoas, assim, você não será interrompido.

 

Saiba dizer não

– Isso é dica pra vida no geral: se você não está dando conta das suas tarefas, não se comprometa com tarefas de outras pessoas. É muito legal colaborar com todo o mundo, mas, dentro das suas possibilidades. 

Mas como dizer não? O primeiro passo é compreender o que faz você aceitar uma tarefa que não dá conta: você tem medo que sua equipe te ache inacessível? Você sente que precisa ser aceito? Tem medo de perder o cliente caso diga não, ou de dar um prazo maior para fazer uma tarefa? 

Sabendo o que acontece no seu subconsciente, você pode começar a evitar situações que te obrigue a dizer não. Faça o exercício e note o que você sente quando fala sim querendo dizer não. Da próxima chance, repense antes de responder.

 

Saiba delegar

– Por fim, mas talvez um dos pontos mais importantes: delegue tarefas para outras pessoas. Se você estiver sobrecarregado, vai se sentir perdido e muito provavelmente não fará nada. Então, seja claro com relação a sua produção e passe para outras pessoas algumas tarefas. Assim, você conseguirá fazer tudo o que precisa ser feito, com calma e atenção, dentro do seu horário de trabalho.

 

 

Essas são algumas dicas que podem ajudar a equilibrar a sua vida pessoal da profissional, mas lembre-se: a organização da vida é como a organização de uma casa: é preciso organizar sempre! Se você criar o hábito de fazer revisões semanais e mensais dos seus novos hábitos, estará contribuindo para sua saúde física e mental. Essas atitudes fazem você viver de forma mais saudável e garantir que o trabalho de empreendedor seja feito com qualidade!

Leia mais: 10 vantagens do contador online.

Fechar Menu