Como funciona a Matriz de Eisenhower?

Como funciona a Matriz de Eisenhower?

Com a correria é muito comum nos pegarmos no dia a dia atarefados e sem saber por onde começar. A procrastinação geralmente está ligada ao excesso de tarefas e falta de organização, por isso é tão importante saber categorizar seus afazeres, alinhar ao seu tempo disponível e priorizar aquilo que realmente é prioridade.

 

Existem vários métodos que podem te ajudar na hora de organizar essas tarefas, seja usando o computador, seu celular, um quadro ou até mesmo, um caderno ou planner.

 

Hoje queremos apresentar para vocês a Matriz de Eisenhower, ou Matriz de gerenciamento de tempo, como alguns a chamam.

Essa matriz é uma forma de você listar as suas tarefas, separando em quadrantes diferentes, conforme imagem abaixo, para conseguir visualizar o que precisa ser feito com urgência, o que pode ser deixado para depois e também, se certificar se existe a possibilidade de delegar alguns afazeres para outras pessoas.

 

Como funciona a Matriz de Eisenhouwer??

 

No Quadrante 1 ficam as tarefas que são URGENTES e IMPORTANTES

Aqui é a sua prioridade: Devem ser feitas imediatamente.

 

No Quadrante 2 ficam as tarefas que são IMPORTANTES, mas não são URGENTES

Então, podem ser agendadas para serem realizadas/entregues em outra data.

 

No Quadrante 3 ficam as tarefas que são URGENTES, mas não são IMPORTANTES

Aqui é onde entra a confiança de delegar para outras pessoas. Tarefas desses quadrantes podem tomar muito do seu tempo, mas podem ser facilmente realizadas por outras pessoas, então, tudo o que puder delegar, delegue.

 

No Quadrante 4 ficam as tarefas que não são IMPORTANTES e também não são URGENTES

Você pode adicionar aqui tarefas que demandam tempo, mas que não resultam em muita coisa.

 

Ter todas essas tarefas separadas de acordo com sua urgência e importância vai mudar a sua capacidade de produção. No começo pode ser complicado entender onde alocar cada tarefa, ou você pode esquecer de tirar uma tarefa realizada de dentro do quadro, mas, aos poucos verá a diferença, então, vale a pena tentar.

 

Lembre-se: A procrastinação aumenta o caminho que você precisa percorrer para realizar seus sonhos, a produtividade diminui.

Para mais dicas como essas, siga as nossas redes sociais:
www.instagram.com/upcontador

Fechar Menu