Dicas para fazer entrevistas online

Dicas para fazer entrevistas online

Fazer uma entrevista online pode ser uma dificuldade para muita gente, mas a pandemia chegou e precisamos adaptar várias tarefas e digitalizar muitas delas, para conseguir continuar crescendo.

Alguns recrutadores já estavam usando o meio digital para as entrevistas, mas, para o pequeno empresário que muitas vezes não possui um responsável por esse departamento na empresa, isso ainda é uma novidade. Pensando nisso, a UP traz para você algumas dicas e cuidados a serem tomados na hora de fazer uma entrevista online:

 

Agendando a entrevista

– Entre em contato com o candidato dias antes para agendar dia e horário da entrevista, assim ele terá tempo de se organizar para isso.

– Antes de agendar, deixe claro durante a conversa todas as informações que puder sobre a vaga, dessa forma, caso ele não se interesse por ela, você já pula para o próximo candidato, otimizando o seu tempo.

– Sugira o uso de fone de ouvido no dia da entrevista, assim o candidato já se prepara, deixando o fone separado.

– Informe ao candidato qual ferramenta será usada para a entrevista para que ele se organize com isso também.

As ferramentas mais comuns são Skype, Zoom e Google Meet.

No dia da entrevista

– Reserve um local calmo para falar com o candidato sem que seja interrompido, lembre-se que a primeira impressão é a que fica, então, se preocupar com isso pode gerar mais credibilidade para a sua empresa, mesmo que o candidato não vire um colaborador.

– Da mesma forma que você sugeriu ao candidato usar o fone de ouvido, use também. Assim, vocês podem se ouvir melhor e com isso, facilita o entendimento das informações.

– Fale com clareza, como o contato é via internet pode haver cortes na sua fala ou imagem devido à instabilidade da internet.

– Fale da empresa: não é porque o candidato não está presencialmente com você que não precisa saber mais sobre a sua história, então, se possível, compartilhe a tela com ele para mostrar fotos do local (caso tenha ambiente físico), fotos dos produtos ou explique um pouco sobre os produtos/serviços que você mais vende.

– Não tenha pressa, mas seja objetivo. Faça perguntas para o candidato que realmente a resposta é importante para você, e o deixe responder no tempo dele. Para te ajudar, você pode já deixar essas perguntas separadas.

Enquanto a pessoa estiver falando, evite ficar escrevendo, ou mexer no celular… preste atenção no que ele está falando, olhe para a tela.

Fazendo uma entrevista online, o candidato também é beneficiado: muitas vezes ele pode morar longe e estar sem dinheiro para pagar um transporte, então, da sua casa, com um celular, ele já pode falar com você.

 

Acreditamos que as chamadas de vídeo vieram para ficar, então, não tenha medo da tecnologia, ela pode te ajudar a ser mais produtivo e otimizar o seu tempo tão precioso! Use-a com criatividade.

Fechar Menu