O que é Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido?
O que é Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido

O que é Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido?

Você sabe o que é um Regime Tributário? É uma das primeiras escolhas que a empresa precisa fazer, e trata-se de um conjunto de regras usadas para calcular o valor do imposto que uma empresa deverá pagar. Existem 3 opções de regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Uma empresa pode ter a opção tributária Simples Nacional se faturar até 4,8 milhões por ano e se não tiver alguma atividade, que, por regra, a desenquadre.

O Lucro Real é uma opção tributária baseada no valor do lucro líquido da empresa. O cálculo é feito a partir do valor das receitas, subtraindo custos e despesas.

Qualquer empresa pode optar por esse regime tributário, mas, obrigatoriamente estão os bancos, as corretoras de títulos, as empresas de seguros privados, entre outras.

No Lucro Presumido, como diz o nome, o lucro é previsto sobre as receitas apuradas, conforme margem:

– 8% sobre as receitas – comércio e indústria;

– até 32% sobre as receitas – prestação de serviços. 

O Lucro Presumido é uma opção para empresas que faturaram, no ano anterior, até 78 milhões – se não tiver também, alguma atividade que a desenquadre. 

 

A escolha do regime tributário da empresa é uma decisão muito importante; pode ser feita no começo do ano para empresas que já estão no mercado, ou assim que começa o processo de abertura de um novo empreendimento. Em todo caso, como uma escolha errada pode comprometer e impactar muito o desenvolvimento de um negócio, o ideal é consultar um contador de sua confiança para que assim, juntos, possam avaliar todas as opções e fazer a escolha certa.

Se você é uma empresa no ramo de serviços e precisa de ajuda para fazer a escolha ideal do regime tributário para o seu negócio, conte com a UP! 

 

Leia mais: 10 vantagens do contador online 

Fechar Menu